Trick or treat!!!

halloween-is-coming-soon_1_000000095618_1

31-10 – Halloween / Dia das Bruxas

Essa é uma típica festa americana, que ultimamente vem caindo no gosto do brasileiro. Apesar de atualmente ser uma comemoração do dia das Bruxas, sua origem teve pouco a ver com fantasias, doces e travessuras. Alguns estudos apontam para algumas referencias sobre o festival celta de Samhain, o festival pagão que comemorava o fim do verão, que durava três dias, tendo seu início no dia 31-10, uma homenagem ao “Rei dos Mortos”. Outros apontam a origem para o festival galês de Galan Gaeaf, que tem muitas característica do próprio Samhain, mas também muitas diferenças, devido a região onde era celebrado.

No entanto, pouco importa sua origem, ao menos para quem é louco por histórias fantásticas como eu. Esse é o dia em que comemoramos a grata existência de personagens como Merlin, Morgana, Gandalf, Dumbledore, Harry Potter, Magnus Bane, assim como personagens merecedores de serem lembrados nesta data, mesmo não sendo exatamente bruxos, como Srta. Peregrine,  Percy Jackson, Katniss Everdeen, Bilbo e Frodo Bolseiro entre outros tão icônicos quanto…

Dessa forma, selecionei algumas imagens dos nossos personagens bruxos mais queridos e algumas curiosidades sobre eles.

Merlin

o-mago-merlin
Merlin, o mago.

Merlin o mago mais icônico da história, com relatos anteriores ao século X.  Teve grande popularidade na Idade Média e foi personagem importante de muitos romances escritos em francês e inglês.Segundo Robert Boron, escritor francês do século XII que mais desenvolveu o personagem, o pai de Merlim era um demônio, e que o bebê era destinado a ser um profeta do mal. Porém, graças à virtude da mãe os planos do demônio são frustrados, e os poderes de Merlim passaram a servir boas causas. Merlin é o criador da Távola Redonda de Uter e o responsável pela espada na pedra, retirada por Artur que ganha o direito de ser rei.  O mago, então, torna-se conselheiro de Artur no início do seu reinado, porém, antes do episódio da busca do Santo Graal, Merlim apaixona-se por Viviana, que aprende magia como ele e termina aprisionando o mestre numa prisão encantada. Thomas Malory, na sua famosa Morte de Artur (século XV), também retrata Merlim como um conselheiro sábio do rei Artur e seu final como vítima de Viviana. Na Era Moderna, Merlim continuou a ter muita popularidade, figurando em obras literárias desde a Renacença até a atualidade. É figura importante nas obras arturianas de Tennyson (Idílos do Rei), Mark Twain e T.H. White.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Merlin

Gandalf

gandalf_por_john_howe
Gandalf, o cinzento.

Gandalf é um dos grandes personagens das obras do autor e filólogo britânico J. R. R. Tolkien. Mago Istari, pertencente à raça dos Maiar, espírito angelical do mundo tolkienano, e costumava andar com Nienna com quem aprendeu a paciência e a compaixão (Silmarillion), mas diz-se que era conselheiro de Irmo Lórien. Foi à Terra-Média, incorporado um velho, para ser um dos conselheiros dos homens e impedir que a escuridão voltasse.O personagem aparece em todas as obras de Tolkien relacionadas ao mundo de Arda, incluindo O Hobbit (1937), A Sociedade do Anel (1954), As duas Torres (1954), O Retorno do Rei (1955), O Silmarillion (1977) e Contos Inacabados (1980).

Fonte: https://www.valinor.com.br/8456

 

Morgana

 

new-78
Morgana ou Morgana das Fadas

Morgaine Le Fay ou Morgana Le Fay, sendo conhecida na Grã-Bretanha como Morgana das Fadas, dentre outros nomes, aparece nas histórias do Rei Artur.

Morgana é treinada por sua tia na Ilha de Avalon para se tornar a Senhora do Lago ou como também é chamada Dama do Lago ou Senhora de Avalon.

O personagem aparece em toda obra de Marion Zimmet Bradley, As brumas de Avalon, que recontam a história do Rei Artur, Morgana é uma sacerdotisa sagrada da Grande Mãe. A história de Marion retoma laços importantes de Morgana com a cultura pagã atual. Colocar Morgana numa posição de poder e conhecimento confere às mulheres uma importante retomada de sua posição forte no culto à Deusa, base do Druidismo Matriarcal.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fada_Morgana / As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley (1982)

Dumbledore

img_3603
Albus Dumbledore

Albus Percival Wulfric Brian Dumbledore  é um personagem da saga de livros Harry Potter, criada por J.K. Rowling . Foi professor de Transfiguração e mais tarde diretor da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts. Dumbledore foi também membro da Confederação Internacional de Feiticeiros, Presidente da Suprema Corte dos Feiticeiros e ainda Presidente do Wizengamot. Considerado por muitos uma “lenda viva” e um dos mais poderosos feiticeiros de todos os tempos. Dumbledore foi agraciado, ainda em vida (acontecimento quase inédito no mundo da magia) com a Ordem de Merlim – Primeira Classe, a mais alta condecoração que pode ser atribuída a um feiticeiro.

Supõe-se que o antigo diretor da escola primária frequentada por J.K.Rowling tenha sido a inspiração para o personagem.

Fonte: http://pt-br.harrypotter.wikia.com/wiki/Alvo_Dumbledore

Harry Potter

person10
Harry Potter e sua coruja Edwiges

Harry James Potter  ou simplesmente Harry Potter é um personagem fictício protagonista da série homônima de livros  da autora britânica J. K. Rowling. Filho único de Tiago Potter e Lílian Evans Potter, é um dos mais famosos feiticeiros dos tempos modernos. Ele também foi um dos alunos mais famosos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts de seu tempo. É conhecido no mundo bruxo por ser o único sobrevivente da Maldição Imperdoável da Morte (Avada Kedavra), quando Lord Voldemort tentou assassiná-lo ainda bebê. Viveu toda sua infância sem qualquer fonte de conexão com os bruxos, mas, aos 11 anos, passou a frequentar a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Fonte: http://pt-br.harrypotter.wikia.com/wiki/Harry_Potter

Magnus Bane

tbc_covers_b

Magnus Bane é o Alto Feiticeiro do Brooklyn, nasceu de uma mulher metade Holandesa e metade Indonesiana e do Príncipe do Inferno Asmodeus no século 16 em Jacarta, Indonésia, na época conhecida como Batávia das Ilhas Leste Holandesas.Durante quase quatro séculos, sua figura boêmia destila charme nas mais badaladas noites, de Nova York a Londres, atraindo olhares e encantando fadas, vampiros e claro, Caçadores de Sombras. Esteve nos mais marcantes acontecimentos da história mundial, como a Revolução Francesa, a crise de 1929 dos Estados Unidos, e lutou na batalha contra Valentim, o Caçador de Sombras mais temido de todos os tempos. Magnus está presente nas obras relacionadas aos Caçadores de Sombras e as criaturas do submundo de Cassandra Clare.

Fonte: http://pt-br.shadowhunters.wikia.com/wiki/Magnus_Bane

É isso, pessoal, espero que tenham gostado!!! E Happy Halloween!!!!

 

 

Deixe um comentário